AOItabaiana

A fundação:
Diferente de muitas equipes que originaram-se de dissidências de outras, o Itabaiana formou-se de uma junção entre duas agremiações amadoras da cidade: o Brasil Football Club e o Balípodo Club Santa Cruz. O objetivo da fusão era manter uma frequência de atividades esportivas, já que estes dois clubes apareciam e desapareciam constantemente e não tinham um calendário fixo. Então os desportistas itabaianenses entenderam que deveria ser formado um time mais consistente, mais participativo e com maior regularidade esportiva.
Desta forma, no dia 10 de julho de 1938 fora fundado um novo time de futebol em Itabaiana, em cujo batismo inicial recebeu o nome de Botafogo Sport Club, nome que durou apenas três meses, pois o mesmo não adquiriu a simpatia de todos os integrantes. Assim no dia 6 de outubro de 1938, numa reunião de iniciativa do Sr. Irineu Pereira de Andrade, o time serrano passou-se a chamar Itabaiana Sport Club. A mudança definitiva para Associação Olímpica de Itabaiana ocorreu no início da década de 50.
A escolha das cores do clube não foi difícil. Como o Santa Cruz tinha as cores azul e branco e o Brasil as cores vermelho e branco, a homenagem foi prestada aos precursores e o Itabaiana viraria o tricolor serrano, nas suas cores azul, vermelho e branco.

Estádio:

Estádio Presidente Médici, inaugurado no dia 7 de março de 1971 com o jogo entre o Associção Olímpica de Itabaiana  0x0  Grêmio de Football Portoalegrense. Vejamos as escalações das duas equipes naquela tarde inesquecível:
Itabaiana: Marcelo, Augusto, Humberto, Elísio e Messias; Gustinho, Bené e Zequinha; Edmilson, Horácio e Tatica.
Grêmio: Jair, Domingos (Espinosa), Di, Beto e Everaldo; Jadir (Júlio Amaral - Ivo), Gaspar e Caio; Flecha, Alcindo (Paraguaio) e Loivo.

O Médici é a casa do Itabaiana quando manda os seus jogos, e está localizado entre a Praça Etelvino Mendonça e a Avenida Manuel Francisco Teles, no centro da cidade de Itabaiana Conta com espaçosos vestiários, um gramado de excelente qualidade, iluminação para jogos noturnos e placar eletrônico. Uma curiosidade digna de nota é que o Itabaiana conseguiu ganhar apenas um título estadual dentro dessa praça desportiva, exatamente o título de 2005Entre 2009 e 2010 o estádio passou por uma grande reforma. A obra consistiu-se em intervenções gerais, como recuperação estrutural, ampliação da arquibancada com o fechamento do anel (aumentando em cerca de 30% a capacidade do estádio), acréscimo na altura do alambrado, construção de mais sanitários, construção de plataformas na arquibancada, instalação de novo placar eletrônico, revisão de cobertura em telha de fibrocimento e impermeabilização, dentre outros serviços para recompor toda a estrutura. Ao todo, a obra representou um investimento de mais de R$ 2 milhões.










Hino:

O autor da letra do Hino Tricolor é o poeta Alberto Carvalho (irmão de Petrônio, ex-jogador do time) e a música, de José Osvaldo Carvalho. O hino aborda aspectos da cidade de Itabaiana, tais quais a serra de Itabaiana (símbolo maior do município), a paixão de sua torcida (considerada a mais apaixonada do estado) e o espírito de luta do "valente time do interior" (apelido dado pela Revista Placar no ano de 1981).
Descendo a Serra
jogando uma bola
com alma e paixão
Três cores na faixa
alegria do povo
é o seu campeão
Em casa ou distante
o ator é o mesmo
no campo de ação
Na vitória ou derrota
a disputa com luta
e o abraço do irmão
Somos Itabaiana
Cidade celeiro
que vibra no esporte
com o seu Tremendão!


Títulos:


Estaduais 1ª Divisão:
Campeão -1969, 1973, 1978, 79, 80, 81, 82 (titulo dividido com o Sergipe), 1997, 2005 e 2012.

Estaduais 2ª Divisão:
Campeão - 1999

Copa Governador do Estado:
Campeão - 2006 e 2007

Regionais:
Campeão do Nordeste e vice do Norte-Nordeste 1971 - Principal conquista do futebol sergipano.

Participações em competições Nacionais 
1971 - segunda divisão
1972 - segunda divisão
1974 - campeonato Brasileiro - 38º colocado
1979 - campeonato Brasileiro - 56º colocado
1980 - campeonato Brasileiro - 35º colocado (venceu o tri campeão Internacional em pleno Beira Rio na estréia por 1x2)
1981 - campeonato Brasileiro - 43º colocado
1982 - campeonato Brasileiro - 41º colocado
1983 - taça de prata
1994 - serie C
1995 - serie C
1996 - serie C
1997 - serie C - oitavas de final
1998 - Brasileiro, serie C - 4º colocado
1999 - serie C
2001 - serie C
2002 - serie C
1998 - Copa do Brasil - (Corinthians/SP)
2003 - Copa do Brasil - (Vasco/RJ)
2006 - Copa do Brasil - (Remo/PA)
2007 - Copa da Brasil - (Bahia/BA)
2008 - Copa do Brasil - (Vasco/RJ)
2009 - Copa do Brasil - (Atlético/MG)

Atualmente o Itabaiana é 100º no ranking da CBF

Comentários

Leia antes de comentar:

Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.